14 de fevereiro de 2023

Influenciadores Digitais e o Discurso de Ódio” - alunos do ensino profissional

 Semana da Internet + Segura 2023

No decorrer da semana de 6 a 10 de fevereiro de 2023, realizou-se um conjunto de atividades nas escolas do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, para assinalar a comemoração do Dia da Internet + Segura 2023, com o objetivo de sensibilizar e alertar os jovens para os perigos da Internet.

As atividades foram dinamizadas em cooperação com a Biblioteca Escolar, o Clube de Robótica e entidades externas: Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Polícia Judiciária (PJ), o Jornal Correio do Minho e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso que realizaram várias sessões informativas, direcionadas maioritariamente para alunos do ensino básico e secundário profissional, de acordo com a faixa etária dos discentes.

Iniciámos a abertura das atividades, na EB do Ave, com a presença da Dra. Glória Teixeira, Técnica Superior do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e representante da equipa de voluntários que vieram abordar a temática “Navegas em segurança?”, durante o segundo, terceiro e quarto dias da semana da Internet + Segura na EB do Ave e na ESPL.

No segundo dia de atividades, cujo tema central foi a“Convivência Social Online - Cuidados”, tivemos oportunidade de receber ações de sensibilização dinamizadas pelos Srs. Inspetores da PJ de Braga, sobre a temática “Utilização Segura da Internet”.

No terceiro dia foi abordado o tema “Jogos e aplicações online: Cuidados” pelos voluntários do IPDJ e foram distribuídos, na EB do Ave e a todos os alunos da escola, marcadores de livros que foram realizados pelos alunos do 5º ano.

O quarto dia foi dedicado ao tema “Influenciadores Digitais e o Discurso de Ódio” com a apresentação de vídeos de influencers conhecidos, debate sobre as vantagens e desvantagens da exposição online e sessão de prevenção sobre o discurso de ódio, junto dos alunos do ensino profissional.

No último dia da Semana da Internet + Segura 2023, o tema a apresentar foi “Desinformação e Ataques Pessoais”, abordado pelo jornalista, Dr. Paulo Monteiro, diretor do jornal Correio do Minho.

A Vereadora da Educação, Drª Fátima Moreira, realizou o encerramento das atividades.

O nosso muito obrigada a todos os colaboradores, parceiros e participantes!