A Casa da Ciência de Braga tornou-se num espaço interativo, único na região, vocacionado para a divulgação científica e tecnológica que funciona como plataforma do conhecimento.
No passado dia 27 de maio, os alunos do 1.º ano do curso Profissional de Técnico de Gestão e Equipamentos Informáticos tiveram a oportunidade de participar numa visita de estudo ao Centro Ciência Viva de Braga, com as seguintes atividades:
- Programação e Robótica com Micro:Bits. Os Micro:bits são mini computadores que funcionam como o “cérebro” de pequenos robôs. Programaram através do Micro:bit, fazendo pequenos projetos com os sensores integrados. Os alunos tiveram uma introdução a todas as fases de conceção, desenvolvimento, programação e execução de projetos de robótica educativa.
- Sessão de Planetário. Na sessão de planetário foram exibidos filmes ou documentários científicos com imagens imersivas. Filmes esses, que explicavam a criação do universo e conceitos de Astronomia. O planetário imersivo é um espaço de impressionante realismo com imagens imersivas, que transportou os espectadores para autênticas "viagens" em tempo real pelo espaço.
Foi uma experiência enriquecedora em que proporcionou uma abordagem multidisciplinar, integrando conceitos de sistemas digitais e arquitetura de computadores, eletrónica e outras áreas relacionadas. Os alunos foram encorajados a explorar a interconexão entre diferentes disciplinas, enriquecendo assim a sua compreensão e aplicabilidade prática.
Professores Ana Ferreira e Hélder Costa