11 de maio de 2023

À conversa com André Vieira de Castro: “Um olhar sobre o Futuro”

No dia 10 de maio, o Teatro Club foi palco de uma “conversa” muito interessante dos alunos dos cursos profissionais com André Vieira de Castro, com o tema "Um olhar sobre o futuro" e que contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Frederico de Oliveira Castro e a Vice-Presidente, Dra. Maria de Fátima Duarte Vieira Moreira. O palestrante abordou temas importantes, como o lugar da escola na preparação dos jovens para o futuro, a visão das empresas na antecipação dos mercados, a perspetiva que temos dos factos em contradição com a realidade e a importância da Inteligência Artificial no futuro das organizações.

Foi salientada a importância de as escolas desenvolverem competências transversais nos jovens, para que estes estejam preparados para um mercado em constante mudança. Também se abordou a importância de as empresas estarem atentas às mudanças no mercado e de anteciparem as suas necessidades, para que possam investir em tecnologia e inovação e ter uma visão estratégica de longo prazo.

André Vieira de Castro falou ainda sobre a importância da Inteligência Artificial no futuro das organizações, destacando o seu potencial de transformação nos processos e tomada de decisões, mas salientando que existem perigos acerca da utilização destes sistemas e algoritmos que permitem realizar tarefas que, em geral, exigem inteligência humana.

Em suma, esta palestra permitiu uma reflexão sobre o futuro da gestão de equipamentos informáticos e as transformações que se avizinham para as organizações. Foram abordados temas relevantes que os participantes poderão aplicar nas suas futuras atividades profissionais.