11 de maio de 2023

Visita de Estudo à Central Hidroelétrica do Alto Lindoso

 Os alunos do Curso de Gestão de Equipamentos Informáticos realizaram uma visita de estudo à central hidroelétrica do Alto Lindoso, localizada no concelho de Ponte da Barca.

A visita permitiu aos alunos conhecerem de perto o processo de produção de energia elétrica a partir da água, bem como as transformações de energia envolvidas neste processo. A central hidroelétrica do Alto Lindoso entrou em funcionamento em 1992 e tem uma capacidade instalada de 620MW, o que a torna uma das maiores centrais hidroelétricas do país.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as turbinas que geram energia elétrica a partir da água, bem como o funcionamento do sistema de produção e distribuição de energia. Além disso, foi abordado o tema das transformações de energia que ocorrem no processo, como a transformação do potencial da água em energia cinética, mecânica e finalmente em energia elétrica.

Esta visita de estudo permitiu aos alunos uma maior compreensão do processo de produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis e da importância da preservação do meio ambiente para a produção de energia limpa e sustentável.